IDEs

Recentemente baixei a última versão do NetBeans e comecei a me questionar sob a produtividade do meu TextMate para desenvolvimento web. A IDE é realmente bem abrangente. A última versão e suporta Java-web/EE, PHP, Ruby, Ruby on Rails, Grovvy, C/C++. Não utilizei, mas há até editor de diagramas UML, tudo sob a mesma IDE.  Acredito que um desenvolvedor experiente a primeira vista prefira um editor de textos como TextMate e provavelmente ele será mais produtivo nesta ferramenta. Mas e um iniciante na tecnologia não será mais produtivo e seu tempo de aprendizado não será menor utilizando uma IDE? E um usuário experiente em outra tecnologia, não será mais produtivo utilizando uma IDE?  
E a questão não é somente o NetBeans, a questão deste post é a seguinte: uso a ferramenta X ao invés da Y porque sou mais produtivo ou por preconceito e/ou modismo?


Continuo desenvolvendo em TextMate mas eventualmente tentarei desenvolver um projeto inteiramente no NetBeans e talvez isso seja tema de futuro post. Lembrando que desenvolvo em Mac, outros SOs Linux e Windows não tem a sorte de ter o TextMate à disposição, porém editores como o Vim com certeza se equiparam a sua produtividade. Tanto que acredito que existam desenvolvedores Mac que utilizam Vim.
Voltando ao NeBeans, vou relacionar algumas funcionalidades que acredito que possam ser de grande valia para desenvolvedores menos experientes ou não:
Auto complete: relacionar todos os métodos é uma opção interessante até mesmo para desenvolvedores experientes.   Navigator: Interessante para códigos extensos, onde é possível acessar métodos e variáveis globais rapidamente. 
     
Botão direito: sem acesso a console você pode criar controllers, models, views, usar o rake, usar o console ou até mesmo o IRB. Esta função é interessantes para iniciantes ou para quem não gosta de console.
   
Relacionei algumas funções triviais que existem em outras ferramentas, há outras opções como debug, instalação de gems via IDE, suporte a CSV, Subversion (faltou Git). Este suporte a esta infinidade de funções e tecnologias acaba se tornando um ponto contra, pois você dificilmente usa todas e estas acabam por alocar recursos, mas sempre há a opção de configuração e adaptação da IDE a suas necessidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concursos Públicos na área de TI

Livros